A CONCEPÇÃO INTERVALAR NA POÉTICA PÓS-RUPTURA: UMA ANÁLISE DA SONATA N.º 3 DE ALMEIDA PRADO
DOI:
https://doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4867Resumen
ResumoEste trabalho demonstra a teorização que venho desenvolvendo nestes últimos anos (2009-2016) sobre a póetica de Almeida Prado no pós-ruptura ao tonalismo. Este texto aborda sobre o espaço multi-sistêmico do compositor, chamado transtonalismo, bem como trata da comprovação analítica voltada para o problema intervalar em uma das obras utilizadas para uma pesquisa mais abrangente, que se ampliou e se verificou ocorrente em mais de 100 obras do compositor. Venho propondo a superação terminológica do conceito anteriormente fundado pelo compositor como expressividade intervalar em direção a um novo termo definifo como intervalo característico. Como estudo e comprovação pontual, construo uma análise da Sonata n.03 como uma obra representante da fase Pós-Tonal, entendendo que todo esse mecanismo intervalar ocorre em obras de outras duas fases subsequentes, as fases Síntese e Pós-Moderna.AbstractThis work demonstrates the theorization that I have been developing in recent years (2009-2016) about the poetry of Almeida Prado in the post-rupture to tonalism. This text deals with the multi-systemic space of the composer, called transtonalism, as well as dealing with the analytical evidence focused on the interval problem in one of the works used for a more comprehensive research, which has been expanded and occurred in more than 100 works of the composer. I have proposed the terminological overcoming of the concept previously founded by the composer as interval expressivity towards a new term defining as a characteristic interval. As a study and timely verification, I construct an analysis of Sonata no. 3 as a work representative of the Post-Tonal phase, understanding that all this interval mechanism occurs in works of two subsequent phases, Synthesis and Postmodern phases.Descargas
Publicado
2017-08-21
Número
Sección
Artigos