Nem centro, nem periferia: sociabilidade, cultura e mundos sonoros em bairros populares em Salvador
DOI :
https://doi.org/10.18542/arteriais.v3i3.3865Résumé
ResumoEsse artigo aborda as complexas relações entre espaços urbanos socialmente estigmatizados – bairros populares em Salvador –, as redes de sociabilidade de seus moradores, o papel de suas expressões culturais/ musicais e as suas possíveis contribuições para a sociedade brasileira. O ponto de partida é a análise dos conceitos relativos a esses espaços e seus congêneres – no Rio de Janeiro chamados de favelas –, para entender o seu lugar na sociedade brasileira, em busca de uma desconstrução de preconceitos e estigmas a partir do próprio lócus: os bairros populares. Estes são apresentados através de uma densa etnografia etnomusicológica, baseada em anos de observação e vivência da autora em um desses bairros em Salvador com ênfase no universo sonoro/ musical e sua percepção pelos próprios moradores, majoritariamente afro-descendentes. Entre as conclusões ressalta-se a importância do espaço público e a convivência de estilos musicais de forma inter- e intrageracional nestes bairros que se tornaram usinas de criatividade musical, a partir de uma de suas maiores características: estar em processo de constante movimento. Assim os bairros populares/ favelas contribuem para uma possível e necessária reinvenção das cidades brasileiras, também através de suas músicas.AbstractThis article deals with the complexities of socially stigmatized urban spaces known in Salvador as bairros populares (roughly, “ghettos”), focusing on residents’ social networks, local cultural/musical expressions, and the possible ways in which these contribute to Brazilian society. The point of departure here is an analysis of concepts related to these spaces and their congeners, such as Rio de Janeiro’s favelas, not only to understand their place in Brazilian society but also in an effort to deconstruct the prejudices and stigmas surrounding the locus itself: the bairros populares. The author introduces these issues through a thick ethnomusicological ethnography of a bairro popular of Salvador, rooted in many years of observation and experience living in the neighborhood, that emphasizes its sounded/musical universe as well as the perception of this universe by the neighborhood’s residents, the majority of whom are Afro-descendent. The study reveals, among other things, that public space in these neighborhoods is especially important, as it allows the interaction of musical styles in an inter- and intragenerational way. The process of constant movement that emerges form such musical interactions transforms these neighborhoods into hotbeds of musical creativity. As such, the bairros populares/favelas contribute toward the possible and necessary reinvention of Brazilian cities, also by way of its music.Téléchargements
Publié-e
2016-10-13
Numéro
Rubrique
Artigos