ResumoLocalizada no município de Salgueiro, Pernambuco, Conceição das Crioulas é uma comunidade quilombola com uma história oral que remete à chegada de seis negras livres à região onde estabeleceram as bases da comunidade. As mulheres direcionam a vida comunitária desde a sua fundação, passando pela resistência à expropriação da terra e à transmissão de sua cultura. Elas investem na educação como instrumento de resistência e conquista. É a partir dessa proposta, que a arte relacional ou contextual praticada pelo Movimento Intercultural IDENTIDADES, onde o artista é participante da história imediata, encontra seu espaço de ação na comunidade. O texto visa analisar esse processo de (inter) ação artística do movimento no universo das crioulas de Conceição.AbstractLocated in the city of Salgueiro, Pernambuco, Conceição das Crioulas is a quilombola community with an oral history that refers to the arrival of six freed women to the region where they established the foundation of the community. The women directed the community life since its founding, passing through the resistance of the land expropriation and the transmission of their culture. They invest in the education as a tool of resistence and conquest. It is from this proposal, that the relational or contexted art practiced by the Intercultural Movement IDENTITIES, where the artist is the participant of the imeddiate history, finds its space in the community action. The text has as goal to analyze this process of artistic (inter) action of the movement in the universe of the crioulas of Conceição.