ANÁLISE DOS EFEITOS DO ATRASO E DA PROBABILIDADE DO REFORÇO EM CONDIÇÕES COM ESQUEMAS CONCORRENTES SIMPLES

Autores

  • Daniel Carvalho de Matos PUC/SP; UNINOVE; Universidade Ceuma
  • Nilza Micheletto PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v10i1.1470

Resumo

O estudo avaliou semelhanças nos efeitos de atraso e probabilidade do reforço sobre escolhas em esquemas concorrentes. Foram programadas para três participantes universitários escolhas em condições com magnitude e atraso do reforço (condição 1) e para outros três em condição com magnitude e probabilidade do reforço (condição 2). Na Fase CRF/CRF, a alternativa com menor magnitude e menor atraso (ou menor magnitude e maior probabilidade) deveria ser a mais escolhida. Depois vigorou a Fase FR/FR, em que a reversão da escolha foi identificada, exceto para um participante (condição 2), sugerindo semelhanças entre os parâmetros. As demais fases envolveram esquemas CRF, FR com blackout e FI cujos efeitos foram medidos. Os dados revelaram mudança de padrão de escolha para dois participantes (condição 2). Palavras-chave: Escolha, autocontrole, reversão da escolha, atraso do reforço, probabilidade do reforço. 

Biografia do Autor

Daniel Carvalho de Matos, PUC/SP; UNINOVE; Universidade Ceuma

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2004), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Ceuma - MA. Ex-professor de Psicologia da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de estímulos (stimulus control), comportamento verbal (verbal behavior), autismo, terapia analítico-comportamental com crianças, adolescentes e adultos e análise do comportamento aplicada (ABA) a indivíduos portadores de necessidades educativas especiais, com ênfase em autismo.

Nilza Micheletto, PUC/SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: behaviorismo radical, análise do comportamento, comportamento verbal, variabilidade comportamental e leitura.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-03-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa