EMPARELHAMENTO POR IDENTIDADE EM ABELHAS DO GÊNERO MELIPONA (M. QUADRIFASCIATA E M. RUFIVENTRIS)
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v8i1.942Resumo
Poucos estudos com abelhas empregaram o procedimento de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample, ou MTS), tipicamente empregado com outros animais no ensino de relações entre estímulos. Na literatura sobre aprendizagem discriminativa em abelhas, encontram-se vários estudos com operárias da espécie Apis mellifera, porém existem poucos estudos desse tipo com abelhas de outras espécies. O objetivo deste estudo foi estabelecer relações de identidade em um procedimento de MTS, usando-se como sujeitos duas espécies de abelhas do gênero Melipona. Foi usado um labirinto em “Y”, de tal modo que o estímulo modelo era apresentado na sua entrada e dois estímulos de comparação eram dispostos nas suas saídas. Eram treinadas as relações de identidade entre estímulos visuais azul-azul e amarelo-amarelo. Quatro dentre cinco abelhas da espécie Melipona quadrifasciata e quatro dentre seis abelhas da espécie Melipona rufiventris aprenderam a tarefa. Os resultados estendem a generalidade do responder por identidade em não-humanos. Palavras-chave: Emparelhamento com o modelo, emparelhamento por identidade, abelhas, Melipona quadrifasciata, Melipona rufiventris.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-08-19
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os autores dos manuscritos aceitos e que não precisarem realizar modificações substanciais devem enviar ao Editor uma cópia digital da verão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.