Análise do Controle de Estímulos resultante da Manipulação do número de escolhas em Treino Discriminativo com Macacos-Prego (Sapajus Sp.)
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v7i1.1436Resumen
Estudos anteriores avaliaram o efeito da apresentação de múltiplas cópias de S- em treino de discriminação simples simul¬tânea S+/S-. O presente estudo avaliou se, nesse tipo de procedimento, algum controle pelas características nominais dos estímulos se desenvolve, além do controle pela singularidade do S+ (Experimento I). Adicionalmente, o presente estudo avaliou qualitativamente as relações de controle produzidas neste tipo de procedimento (Experimento II). No Experimento I, macacos-prego (Sapajus sp.) foram submetidos a treino discriminativo com três tipos diferentes de tentativas (duas, quatro e nove escolhas). Um teste de controle de estímulos avaliou se o repertório aprendido podia ser mantido quando os estímulos utilizados nos três tipos de tentativa eram apre¬sentados na forma de duas escolhas. Os resultados apontam claramente controle pelas características nominais dos estímulos. No Ex¬perimento II, o procedimento de máscara foi utilizado para identificar as relações de controle (por seleção e/ou rejeição) desenvolvidas. Os resultados mostram sólido controle por rejeição para ambos os sujeitos, com controle por seleção também presente para um dos sujeitos. O presente trabalho contribui no sentido de aprofundar a análise do controle de estímulos em estudos sobre a manipulação do número de escolhas em treino discriminativo.Descargas
Publicado
2013-12-10
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os autores dos manuscritos aceitos e que não precisarem realizar modificações substanciais devem enviar ao Editor uma cópia digital da verão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.