ENSINO INFORMATIZADO DE LEITURA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFORMAL
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v8i2.1921Resumen
Investigou-se a efetividade de um procedimento informatizado no ensino de comportamentos de leitura e de escrita a três crianças com dificuldades de aprendizagem em um contexto de educação informal. O procedimento foi aplicado por agentes educacionais da instituição, o que permitiu a análise do comportamento desses monitores naquele contexto. Participaram do estudo três crianças (de 6 a 8 anos de idade) e três adultos (monitores). Dentre as variáveis dependentes do comportamento dos monitores, foram selecionadas para análise: (1) a frequência de participação nas sessões e (2) interação vocal entre monitor e aprendiz. O comportamento das crianças foi analisado com base na porcentagem de acertos nas tarefas aplicadas pelos monitores. As tarefas consistiram na nomeação de palavras e figuras, e na seleção de palavras e figuras em tentativas de matching-to-sample. Como efeito do treino, houve aumento na quantidade de palavras nomeadas corretamente pelas crianças. Os monitores aplicaram as sessões conforme o cronograma, com frequência de no mínimo três vezes por semana. Verificou-se diminuição no número de dicas fornecidas pelos monitores aos alunos conforme os critérios de aprendizagem eram atingidos, o que sugere que a criança passou a responder mais sob o controle dos estímulos fornecidos pelo software e menos sob controle das dicas emitidas pelo monitor. Palavras-chave: discriminação condicional, matching-to-sample, educação informal, ensino informatizado, leitura, monitores e crianças.Descargas
Publicado
2014-11-21
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os autores dos manuscritos aceitos e que não precisarem realizar modificações substanciais devem enviar ao Editor uma cópia digital da verão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.