INTERFERÊNCIA DE CONTROLE PELA POSIÇÃO DO ESTÍMULO EM TREINO DE DISCRIMINAÇÕES CONDICIONAIS ARBITRÁRIAS EM MACACO-PREGO (Sapajus sp.)
DOI:
https://doi.org/10.18542/rebac.v10i1.2550Resumen
A interferência do controle pela posição dos estímulos no treino de discriminações condicionais já foi documentada na literatura sobre controle de estímulos com animais. Estudos subsequentes sugeriram (1) a introdução da variação da posição do estímulo modelo e (2) a ampliação da variação da posição dos estímulos de comparação. O presente estudo documenta a interferência do controle pela posição dos estímulos mesmo nessas condições de grande variação da posição dos estímulos no treino. Foi utilizado o procedimento de matching-to-sample arbitrário com atraso zero com um macaco-prego (Sapajus sp.). A posição dos estímulos modelo e de comparação, apresentados na tela sensível ao toque de um computador, variava a cada tentativa, podendo assumir qualquer uma das nove posições de uma matriz 3x3. Durante o treino, foram observados erros sistemáticos nas configurações em tentativas em que a comparação correta (S+) se localizava nas posições 8 ou 9. Manipulações nas posições nas quais o S+ era apresentado confirmaram a interferência do controle pela posição. É provável que esse tipo de interferência esteja envolvido em boa parte dos fracassos obtidos em estudos visando demonstrar identidade generalizada e a formação de classes de equivalência em não-humanos. Palavras-chave: relações de controle de estímulos, discriminações condicionais arbitrárias, Sapajus sp.Descargas
Publicado
2014-03-21
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os autores dos manuscritos aceitos e que não precisarem realizar modificações substanciais devem enviar ao Editor uma cópia digital da verão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.