EFEITOS DO NÚMERO DE EXEMPLARES SOBRE AQUISIÇÃO E GENERALIDADE DE DESEMPENHO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

Autores/as

  • Álvaro Júnior Melo e Silva
  • Eliene Vasconcelos Amaral
  • Adriano Alves Barboza
  • Romariz da Silva Barros
  • INCT - ECCE

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v13i1.5259

Resumen

Considerando a importância da generalidade, uma das sete dimensões da Análise do Comportamento Aplicada, o objetivo do presente estudo foi comparar a aquisição e o grau de generalização de repertórios verbais de tacto e intraverbais quando treinados com exemplar único de estímulo antecedente e com múltiplos exemplares de antecedentes, com duas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os pais das crianças foram ensinados a implementar o ensino de tacto e intraverbal via tentativas discretas (DTT). O efeito da introdução da intervenção foi avaliado por meio do delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes. O efeito de cada uma das condições experimentais foi avaliado pela comparação intrassujeito de dados entre as condições “exemplar único” versus “múltiplos exemplares” ao longo do tratamento. Assim, para uma mesma habilidade (tacto, por exemplo), algumas relações foram ensinadas com múltiplos exemplares de estímulos e outras, com exemplar único. Na fase de generalização, foi aferida a precisão de desempenho para todas as relações com novos estímulos antecedentes/exemplares. Para Guto e Manuel foram necessárias, em média, 25,5 e 15 tentativas, respectivamente, para ensinar as relações com três exemplares, e 17 e 22 tentativas para ensinar com um exemplar. Durante a fase de generalização, a precisão média nas relações com três exemplares foi 83,5% e 100% para Guto e Manuel, respectivamente; com um exemplar, as médias foram 74 e 61%. Os dados mostram que a apresentação de múltiplos exemplares no treino de repertórios verbais proporcionou maior grau de generalização e não acarretou maior dificuldade de treino. Pelo presente estudo, encoraja-se o uso de múltiplos exemplares de estímulos em treino de repertório discriminativo em contexto aplicado.Palavras-chave: generalização, múltiplos exemplares, repertórios verbais.

Publicado

2017-11-15

Número

Sección

Artigos