METACONTINGÊNCIAS E PRODUTOS AGREGADOS NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: PRIMEIRO O OBJETIVO, DEPOIS COMO CHEGAR LÁ

Auteurs-es

  • Izabel Cristina Vale de Carvalho
  • João Claudio Todorov

DOI :

https://doi.org/10.18542/rebac.v12i2.4400

Résumé

Esta pesquisa investigou as relações de contingências e metacontingências contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Foram encontradas quatro contingências de reforço, sendo três incompletas e uma completa, que correspondem aos deveres do Estado e da família com a educação, principalmente com o ensino fundamental. Quanto às análises de metacontingências, a LDB define um produto agregado (pleno desenvolvimento do educando) que depende dos outros (preparação para o exercício da cidadania e qualificação o para trabalho), encontrados na educação básica. A Lei é caracterizada principalmente como uma cadeia de produtos agregados.Palavras-chave: LDB, contingências, metacontingências, produto agregado, educação.

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Publié-e

2017-05-23

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa