CONTROLE RESTRITO EM UMA TAREFA DE MATCHING-TO-SAMPLE COM PALAVRAS E SÍLABAS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO

Autores

  • Cássia Leal Da Hora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcelo Frota Lobato Benvenuti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v3i1.822

Resumo

Os objetivos do presente estudo foram (1) identificar controle restrito de estímulos no desempenho de um menino autista em uma tarefa de matching-to-sample (MTS) que utilizou sílabas e palavras como estímulos e (2) avaliar um procedimento conhecido como resposta de observação diferencial (DOR), que impedia que o responder da criança aos estímulos comparação fosse baseado em apenas uma das sílabas da palavra apresentada como modelo. Foram conduzidas sessões de pré-teste em tarefas de MTS simultâneo (SMTS) ou com atraso (DMTS). Precisão em nível intermediários em tarefas de DMTS palavra/sílaba ou em tarefas SMTS palavra/palavra indicou que o participante respondia aos estímulos comparação com base em apenas uma das sílabas da palavra apresentada como modelo. A análise dos erros mostrou que, em geral, o participante respondia sob controle da primeira sílaba, escolhendo qualquer uma das palavras apresentadas como estímulo-comparação que tivesse a mesma primeira sílaba da palavra apresentada como modelo. Posteriormente, a precisão em linha de base DMTS palavras/sílabas foi comparada com a precisão em uma tarefa em que tentativas SMTS palavra/palavra eram intercaladas com tentativas DMTS palavras/sílabas. Os resultados indicaram que durante a vigência do procedimento com tentativas DMTS intercaladas às tentativas SMTS não ocorreu correção completa do controle restrito. No entanto, com o retorno à linha de base, observou-se a melhora no desempenho do participante, indicando a diminuição do controle restrito e mudança no padrão de erro. Palavras-chave: controle restrito de estímulos; resposta de observação; matching-to-sample; autismo.

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Publicado

2012-03-26

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa