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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

1. Categorias de artigos – A Revista Ver a Educação aceita publicar textos sobre Educação, que se enquadrem nas categorias de Artigos Científicos Originais, Artigos de Revisão e Resenhas Críticas.

2. Os Artigos Científicos devem resultar de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área educacional. São aceitos também Artigos de Revisão, oriundos de estudos com delineamento definido e baseado em pesquisa bibliográfica, que apresentem consistência analítica e considerações capazes de contribuir para o estado do conhecimento sobre o tema abordado.

3. Os textos, escritos em português ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Relatos de pesquisa devem apresentar tratamento científico e seguir normas e técnicas exigidas em trabalhos acadêmicos.

4. O (s) autores (as) deve (m) apresentar uma declaração de que o artigo é, realmente, inédito.

5. Cada artigo poderá ter no máximo até três (3) autores. 

6. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

7. A Revista Ver a Educação também publica Resenhas Críticas. A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; ser inédita; conter a identificação completa da obra.

APRESENTAÇÃO FORMAL DOS ORIGINAIS

1. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.

2. O texto NÃO DEVE CONTER A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. O anonimato deve ser mantido também nos dados de identificação nas propriedades do documento (ao salvar o documento identifique-o apenas pelo título do artigo e retire qualquer identificação de autoria).

3. Os artigos científicos e de revisão deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

4. As Resenhas devem ter de 14.000 a 17.000 caracteres (com espaços), conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel às suas ideias principais, a seus fundamentos, metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com o autor da obra. Também deve apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica, e usar, se for o caso, corretamente referências e citações bibliográficas (abaixo descritas). Os editores encaminharão as resenhas a dois pareceristas para que avaliem seu mérito, após conferir que atendem às orientações formais ora especificadas.

5. Pede-se que os textos estejam alinhados em modo justificado, digitados em espaço 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e endentadas.

Alguns itens a serem observados na digitação dos textos:

a) Usar aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto;

b) Acima de três linhas de citação literal de autor, esta deve ser destacada no texto, com margem esquerda recuada a 4cm, em espaço simples, sem itálico e sem aspas, indicando a página após o ano de citação ou em local imediatamente anterior a esta;

c) Usar letras maiúsculas de todo o sobrenome de autores citados no corpo do texto, quando inseridos entre parênteses, e na lista de referências bibliográficas (final do texto);

d) Evitar o uso do “e” comercial (&) para associar um ou mais autores quer no texto quer na lista de referências; diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano, p. xx);

e) Usar itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações; negrito para termos e expressões que o(s) autor(es) desejar enfatizar no texto;.

6. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (6028/2003). Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.

Estas orientações devem ser rigorosamente seguidas pelos autores e sua inobservância poderá implicar a não aceitação do texto pelo Comitê Editorial.

NO PREPARO DO ORIGINAL, DEVERÁ SER OBSERVADA A SEGUINTE ESTRUTURA:

a) Título e subtítulo do artigo devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês (Title);

b) Resumo e palavras-chave: resumo e abstract (entre 550 e 750 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no mínimo três (03) e no máximo cinco (05) em português e keywords (em inglês). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

c) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral. Deve conter: Introdução: apontar o objeto e propósito do estudo, descrever os avanços alcançados com a pesquisa. Relatos de pesquisa devem se utilizar da introdução para apresentar a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica. Metodologia: apresentar a trajetória teórico metodológica que norteia a pesquisa. Referenciar as técnicas padronizadas. Análise e discussão: Interpretar os dados e apresentar os resultados relacionados aos conhecimentos existentes. Conclusão ou considerações finais: Trata-se do fechamento do texto indicando os resultados finais. Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas.

d) Referências bibliográficas – Devem obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Alguns exemplos de referências bibliográficas constam a seguir:

Livros:
(um autor): 
APPLE, M. W. Educação e poder. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução de Maria Cristina Monteiro. 1989.

 (até três autores): 
JUNQUEIRA, S. A.; MENEGUETTI, R. G. K; WACHOWICZ, L. A. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.

(mais de três autores): 
CASTELLS, M. et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Capítulos de livros:

SGUISSARDI, V. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: MANCEBO, D.; FÁVERO, M. de L. A. (Org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.  p. 33- 52.

Artigos em Periódicos:

LOURENÇO FILHO, M. B. Antecedentes e primeiros tempos do INEP. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 42, n. 95, p. 8-17, jul./set. 1964.

Trabalho publicado em Anais de Congresso

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997. p. 303-314.

Teses e dissertações:

FERREIRA, L. R. O Público e o privado nas universidades públicas: análise da fundação de apoio privada FADESP no gerenciado dos recursos para a UFPA (2004 a 2008); 2010. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002.

Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

Artigo não-assinado (jornal)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

Decretos, leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

Constituição federal

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Relatório 2006. Belém, 2007. (mimeogr.). 

e) Notas: quando existirem, devem ser numeradas seqüencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto: a identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (Nunes, 1995, p. 225).

f) Tabelas e figuras – As tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as “Normas de apresentação tabular”, publicadas pelo IBGE. Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras.  Estes elementos devem ser produzidos em preto e branco, apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 dpis) para sua reprodução direta.

OBSERVAÇÕES GERAIS:

. Serão fornecidos gratuitamente ao primeiro autor de cada artigo (03) três exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado; em artigos de co-autoria, cada autor receberá (02) dois exemplares; no caso de mais de três autores, cada um receberá (01) um exemplar.

A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e informa que o conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial.

Artigos Científicos Originais

Os Artigos Científicos devem resultar de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área educacional.

Os textos, escritos em português ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

Artigos de Revisão

Artigos de Revisão, oriundos de estudos com delineamento definido e baseado em pesquisa bibliográfica, que apresentem consistência analítica e considerações capazes de contribuir para o estado do conhecimento sobre o tema abordado.

Resenhas Críticas

A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; ser inédita; conter a identificação completa da obra.

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