A EXPANSÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PELAS FRONTEIRAS REMOTAS DA AMAZÔNIA (1870-1889)
DOI:
https://doi.org/10.18542/rve.v12i1.999Abstract
Resumo: O interesse desse estudo concentra-se nas propostas e nos programaseducacionais dirigidos à população pobre das províncias do Amazonas e do Pará.A população dispersa pelo imenso território constituía um obstáculo à difusão dainstrução, argumento explorado exaustivamente pelos administradores em seusrelatórios. Elegeu-se a escola primária pública como uma instituição importante paraanálise, por sua inserção nos lugares mais distantes e pouco povoados da região. Oobjetivo consistiu em analisar a trajetória da expansão da instrução pública primárianas províncias amazônicas, no período de 1870 a 1889, problematizando as estatísticasescolares do período e articulando-as aos debates, embates e às práticas educacionaisna região. Palavras-chave: Instrução pública. Estatística escolar. Amazonas. Pará. 1870-1889.Downloads
Published
2012-12-07
Issue
Section
Artigos Científicos Originais