AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA SALA DE AULA, NA VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Auteurs-es

  • Lúcia Maria de Assis Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.18542/rve.v12i1.1005

Résumé

O estudo expõe parte de uma pesquisa que buscou identificar as repercussões da Avaliação Institucional implantados, pelo Estado brasileiro, na sala de aula, em três IES: uma pública e duas privadas. Por meio de entrevistas com os coordenadores de cursos selecionados e questionários aplicados a seus professores e estudantes, observou-se que a avaliação institucional vem contribuindo para intensificar o trabalho dos professores ao responsabilizá-los pelos resultados dos estudantes nos exames nacionais. Evidenciou-se, também, uma maior repercussão desses exames nas IES privadas, pois, nelas, espera-se dos docentes a capacidade de adaptarem-se rapidamente às intensas mudanças nas diversas esferas profissionais, incluindo as promovidas nos currículos a partir das avaliações.. Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação Institucional. Prática docente.

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Publié-e

2012-12-07

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos Originais