CONSTRUÇÃO DA INOVAÇÃO ENTRE AGRICULTORES E PESQUISADORES: OS GRUPOS DE AGRICULTORES EXPERIMENTADORES NO AGRESTE DA PARAÍBA.

Autores/as

  • Eric Sabourin CIRAD Umr Art-Dev, UnB-CDS
  • Pablo Sidersky INCRA
  • Luciano Marçal da Silveira AS-PTA
  • Henri Hocdé CIRAD

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v0i10.4424

Resumen

O artigo analisa a evolução e os resultados das interações entre pesquisadores, técnicos e agricultores nos processos de apoio à inovação no caso de uma experiência no Agreste da Borborema, estado da Paraíba. O referencial da sociologia da inovação, os métodos de pesquisa-ação e de monitoramento foram mobilizados para acompanhar dispositivos de experimentação agropecuária em meio real, nos campos dos agricultores familiares. Os resultados empíricos desse acompanhamento trazem uma série de conhecimentos e referências sobre as relações de parceria local tecidas com vista a uma co-construção de inovações entre diversos tipos de atores. O trabalho examina, em particular, os métodos e dispositivos institucionais da interação entre pesquisadores e agricultores extensionistas, elaborados para assegurar diversas funções conjuntas e responder a objetivos compartilhados de pesquisa e de experimentação.

Biografía del autor/a

Eric Sabourin, CIRAD Umr Art-Dev, UnB-CDS

Agrônomo, sociólogo pela EHESS-Paris, Doutor em antropologia pela Universidade Paris VII. Pesquisadordo CIRAD, Unidade Art-Dev, Professor visitante no Centro de Desenvolvimento Sustentável eno MADER da Universidade de Brasília. Animador da Rede Políticas Públicas e Desenvolvimento Ruralna América Latina (PP-AL). Desenvolve pesquisas sobre interação entre atores locais, organizaçõesrurais e políticas públicas na América Latina.

Pablo Sidersky, INCRA

Economista. Especialização em Desenvolvimento Agrícola pelo IEDES-Paris e em Sociologia do Desenvolvimentopela EHESS-Paris. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba.Assessor da Diretoria de Desenvolvimento de Assentamentos – INCRA. Também é consultor do FundoInternacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em temas de inovação agropecuária, extensão rurale organizações locais.

Luciano Marçal da Silveira, AS-PTA

Engenheiro Agrônomo, Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989) . Atualmenteé Coordenador de Programa da Assessoria e Serviços a Projetos de Tecnologia Alternativa eMembro da Direção Executiva da Associação Programa Um Milhão de Cisternas. Tem experiência naárea de Agroecologia, manejo de agroecossistemas e experimentação com agricultores familiares.

Henri Hocdé, CIRAD

Engenheiro Agrônomo, Fundador e assessor técnico dos programas Campesino a Campesino na AméricaCentral. Pesquisador titular do CIRAD na Unidade ART-DEV até sua aposentadoria em 2013.Atualmente é consultor; tem larga experiência no manejo da inovação e na experimentação camponesa.

Publicado

2014-12-01