Jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa (MT): projetos de vida, dilemas e sucessão familiar

Autores/as

  • Ana Heloisa Maia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
  • Maria Conceição Soares da Luz UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
  • Flaviana Cavalcanti da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus de Sinop
  • Manoel Euzébio de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
  • Ana Paula Pinheiro Zaratim Escola Estadual Jaraguá
  • Theylor Oliveira Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
  • Bianca Ferraz Rebelatto UNEMAT-Campus de Nova Xavantina
  • Victória Santos Souza UNEMAT- Nova Xavantina

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v12i2.5549

Resumen

Este trabalho buscou aprofundar as questões relacionadas aos projetos de vida dos jovens rurais, estudantes do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Jaraguá, município de Água Boa (MT), sob a perspectiva de sucessão familiar. Isso envolve os aspectos na sua formação e objetiva verificar quais são seus projetos de vida e sua relação com a sucessão familiar. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários a 14 estudantes do curso técnico em Agroecologia. Concluímos na pesquisa que a maioria dos jovens são do município de Água Boa. São predominantemente do sexo masculino, menores de 18 anos. Desejam a continuidade da formação profissional em curso superior na área Agropecuária (Agronomia e Veterinária) e o retorno a propriedade após essa formação. A escola dentro do assentamento tem um significado importante no processo de sucessão familiar, para sua permanência no meio rural e na atividade agropecuária. Ao possibilitar que esses jovens estudem na área rural e adquiram conhecimentos que serão aplicados no exercício profissional e, posteriormente, ao assumirem o estabelecimento familiar.

Biografía del autor/a

Ana Heloisa Maia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Campus de Ilha Solteira-SP, Docente do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina, Área de Extensão Rural

Maria Conceição Soares da Luz, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Graduanda do Curso de Agronomia da UNEMAT-NX

Flaviana Cavalcanti da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus de Sinop

Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Campus de Ilha Solteira-SP, Docente do Curso de Agronomia da UFMT-Sinop

Manoel Euzébio de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Doutorado em Horticultura pela UNESP campus de Botucatu-SP, Docente da UNEMAT Campus de Nova Xavantina

Ana Paula Pinheiro Zaratim, Escola Estadual Jaraguá

Engenheira Agronôma, Docente da Escola Estadual Jaraguá, Agua Boa-MT

Theylor Oliveira Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Graduando do Curso de Agronomia da UNEMAT-Nova Xavantina

Bianca Ferraz Rebelatto, UNEMAT-Campus de Nova Xavantina

Graduanda do Curso de Agronomia da UNEMAT-Nova Xavantina

Victória Santos Souza, UNEMAT- Nova Xavantina

Graduanda do Curso de Agronomia da UNEMAT-Nova Xavantina

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Publicado

2019-06-28

Número

Sección

Artigos