Árvore dos saberes: experiências compartilhadas em direitos humanos e educação

Auteurs-es

  • Assis da Costa Oliveira
  • Vilma Aparecida de Pinho
  • Andréia Macedo Barreto

DOI :

https://doi.org/10.18542/raf.v11i1.4685

Résumé

Neste artigo, compartilhamos a experiência de prática docente realizada na disciplina “DireitosHumanos e Educação” ministrada no Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal doPará, que tem discentes oriundos de povos e comunidades tradicionais. Com base na pedagogia da alternância, estruturamos os conteúdos a serem ensinados nas aulas e construímos a árvore da educação, onde as raízes representaram os problemas; o tronco, os meios de superação; e a copa, as condições ideais ou soluções da educação escolar. As análises finais realizadas pelos discentes e docentes centraramse no currículo escolar, merenda/transporte escolar e políticas públicas direcionadas para as coletividades de pertença dos discentes.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-18