CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE PERFIS DE SOLO DE UM ESTABELECIMENTO AGRÍCOLA FAMILIAR DO ASSENTAMENTO PIMENTEIRA, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-PA

Autores

  • Sâmia Alves Lopes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa http://orcid.org/0000-0003-0100-2385
  • Suellen Souza Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa
  • Aline De Jesus Franco Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa
  • Andréa Hentz De Mello Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa
  • Gustavo Ferreira De Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18542/ragros.v9i1.4746

Resumo

RESUMO: Vários estudos preocuparam-se em investigar as relações existentes entre os atributos do solo e as diferentes condições ambientais nas quais estão inseridos. A caracterização morfológica dos solos permite resultados importantes nesse âmbito. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a caracterização morfológica de três perfis de solo. Este trabalho foi realizado entre os dias 12 a 16 de agosto de 2013 em um estabelecimento de produção familiar do Assentamento Pimenteira, São João do Araguaia-PA. A metodologia utilizada foi a de abertura de trincheiras em três áreas distintas (área de pasto, área de cultivo de mandioca e área de mata secundária) para posterior análise morfológica e caracterização do solo até o 20 nível categórico conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Os resultados demonstraram que a textura do solo foi semelhante em ambas as áreas. A fração argila foi dominante em todos os solos analisados. Os principais atributos morfológicos e físicos são a presença de mosqueamento associado a cores mais brunadas escura, avermelhada, amarelado e acinzentado claro, a textura argilosa, a estrutura em bloco subangular e a presença de plintita. Os perfis de solo apresentaram, em geral, horizontes diagnóstico B Plíntico. PALAVRAS-CHAVE: Atributos morfológicos, Frações granulométricas, Plintossolo.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Edição

Seção

Notas Científicas/Técnicas