Concepções de Membros de Comitês de Ética em Pesquisa acerca do Processo de Avaliação

Autores

  • Marília de Queiroz Dias Jácome Universidade de Brasília
  • Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6508

Resumo

Investigou-se concepções de membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), acerca do processo de avaliação ética, em meio virtual, com um questionário, respondido por 295 membros de CEP do país. As respostas indicaram comitês majoritariamente em instituições de ensino superior, membros no primeiro mandato, das ciências biológicas e saúde, com mestrado, e não especializados em ética em pesquisa. Os membros atribuiram aos CEP papel educativo; tiveram capacitação variada, e consideraram importante fazer parte do CEP por contribuírem para a difusão do cuidado ético nas pesquisas. Utilizavam na avaliação, as diretrizes éticas nacionais; e para eles, todas as pesquisas com participação de seres humanos deveriam ser avaliadas. Conclui-se que os membros dos CEP estão envolvidos com o trabalho, entretanto, por estarem a pouco tempo no mandato, sentem dificuldade em avaliar os aspectos éticos das pesquisas, ou seja, exercer o papel mais importante do CEP, que é o da revisão ética.

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Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Dossiê