Concepções de Membros de Comitês de Ética em Pesquisa acerca do Processo de Avaliação
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6508Abstract
Investigou-se concepções de membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), acerca do processo de avaliação ética, em meio virtual, com um questionário, respondido por 295 membros de CEP do país. As respostas indicaram comitês majoritariamente em instituições de ensino superior, membros no primeiro mandato, das ciências biológicas e saúde, com mestrado, e não especializados em ética em pesquisa. Os membros atribuiram aos CEP papel educativo; tiveram capacitação variada, e consideraram importante fazer parte do CEP por contribuírem para a difusão do cuidado ético nas pesquisas. Utilizavam na avaliação, as diretrizes éticas nacionais; e para eles, todas as pesquisas com participação de seres humanos deveriam ser avaliadas. Conclui-se que os membros dos CEP estão envolvidos com o trabalho, entretanto, por estarem a pouco tempo no mandato, sentem dificuldade em avaliar os aspectos éticos das pesquisas, ou seja, exercer o papel mais importante do CEP, que é o da revisão ética.Downloads
Published
2018-12-21
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Special Issue