Conexões entre imagem fotográfica e memória social do garimpo

Autores

  • Carlos Matos Matos Bandeira Junior Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Rubens Elias da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6656

Resumo

Este ensaio é composto por fotografias produzidas pelo pesquisador e principalmente oriundas do acervo pessoal dos interlocutores. Propõe-se a refletir as conexões entre a imagem fotográfica e o processo de constituição de memória coletiva (HALBWACHS, 1968) articuladas por ex-garimpeiros sobre o trabalho e a cotidianidade das relações elaboradas nos garimpos de ouro da região Amazônica, sobretudo os da área do Tapajós, que na década de 1970 e 1980 estiveram em grande efervescência e, pelos quais, os agentes interlocutores viveram por muitos anos de suas vidas. 

Biografia do Autor

Carlos Matos Matos Bandeira Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012). Graduado em Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade PPGCS/UFOPA. Servidor Público na Ufopa , lotado na Pro-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão, e, Vice-coordenador do Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa. Professor no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), atuando nos curso de Comunicação Social - Jornalismo. Fotógrafo e documentarista desde 2007. http://bandeirajr.blogspot.com.br/

Rubens Elias da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (UFOPA). Tem experiência na área de Teoria Sociológica e Metodologia da Pesquisa em contextos de sociedades do campo. É especialista em sociedades ribeirinhas, com ênfase à populações costeiras e de águas interiores, culturas e práticas sociais. Estuda, também, populações tradicionais na Amazônia, com ênfase em sociabilidades, práticas culturais e relações com o espaço natural: conflitos socioambientais, acordos e gestão dos recursos pesqueiros na Amazônia. Narrativas visuais, memória social e oralidade no discurso antropológico. É líder do Grupo de Pesquisa Socioantropologia da Pesca no Baixo Amazonas, formalmente vinculado ao CNPq dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2553059631033216. Atualmente é Professor do quadro permanente no Mestrado em Ciências da Sociedade (abordagem interdisciplinar) e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) na Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Downloads

Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos