Conexões entre imagem fotográfica e memória social do garimpo

Autores/as

  • Carlos Matos Matos Bandeira Junior Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Rubens Elias da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6656

Resumen

Este ensaio é composto por fotografias produzidas pelo pesquisador e principalmente oriundas do acervo pessoal dos interlocutores. Propõe-se a refletir as conexões entre a imagem fotográfica e o processo de constituição de memória coletiva (HALBWACHS, 1968) articuladas por ex-garimpeiros sobre o trabalho e a cotidianidade das relações elaboradas nos garimpos de ouro da região Amazônica, sobretudo os da área do Tapajós, que na década de 1970 e 1980 estiveram em grande efervescência e, pelos quais, os agentes interlocutores viveram por muitos anos de suas vidas. 

Biografía del autor/a

Carlos Matos Matos Bandeira Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012). Graduado em Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade PPGCS/UFOPA. Servidor Público na Ufopa , lotado na Pro-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão, e, Vice-coordenador do Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa. Professor no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), atuando nos curso de Comunicação Social - Jornalismo. Fotógrafo e documentarista desde 2007. http://bandeirajr.blogspot.com.br/

Rubens Elias da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (UFOPA). Tem experiência na área de Teoria Sociológica e Metodologia da Pesquisa em contextos de sociedades do campo. É especialista em sociedades ribeirinhas, com ênfase à populações costeiras e de águas interiores, culturas e práticas sociais. Estuda, também, populações tradicionais na Amazônia, com ênfase em sociabilidades, práticas culturais e relações com o espaço natural: conflitos socioambientais, acordos e gestão dos recursos pesqueiros na Amazônia. Narrativas visuais, memória social e oralidade no discurso antropológico. É líder do Grupo de Pesquisa Socioantropologia da Pesca no Baixo Amazonas, formalmente vinculado ao CNPq dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2553059631033216. Atualmente é Professor do quadro permanente no Mestrado em Ciências da Sociedade (abordagem interdisciplinar) e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) na Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Publicado

2019-07-10

Número

Sección

Ensayos fotográficos