COMER MAIS E MELHOR: OS IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ALIMENTAÇÃO DE FAMÍLIAS DE PESCADORAS ARTESANAIS DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria do Rosário de F. A. Leitão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Henrique Dias Inácio Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v4i2.961

Resumen

O Programa Bolsa Família foi lançado pelo governo federal como objetivo de combater a fome e a miséria no Brasil. Neste artigo,analisamos os impactos do recebimento deste beneficio na alimentação de famílias de pescadoras artesanais de Pernambuco, a partir de pesquisa empírica realizada em 11 localidades no ano de 2010. Destacamos a questão de gênero, que é fundamental para pensar a atividade da pesca e as práticas alimentares. Através dos dados da pesquisa, mostramos que o recebimento do benefício provoca mudanças na alimentação das famílias beneficiadas, tanto na quantidade de alimentos consumidos, no caso das carnes, quanto na introdução de novos alimentos nas práticas alimentares cotidianas, como alguns alimentos industrializados. Observa-se ainda que o recebimento do Bolsa Família apresenta uma estreita relação com a atividade da pesca e o cotidiano das pescadoras pesquisadas.Palavras-Chave: Alimentação, pescadoras, Programa Bolsa Família.

Biografía del autor/a

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora do NAVI (Núcleo deAntropologia Audiovisual e Estudos deImagem/UFSC).

Maria do Rosário de F. A. Leitão, Universidade Federal de Santa Catarina

Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade (CNPq/UFRPE) e pesquisadora do NAVI (Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos de Imagem/UFSC).

Pedro Henrique Dias Inácio, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bolsista de extensão do CNPq (EXP-3), participante do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade (CNPq/UFRPE).

Publicado

2012-09-24

Número

Sección

Artículos Originales