Memórias, disputas de sentido e transformações sociais: as estratégias e as trajetórias dos ex-trabalhadores da VARIG dez anos após sua venda

Auteurs-es

  • Madhiana Valéria Almeida Rodrigues Universidade Federal de Roraima

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6679

Résumé

O artigo trata dos fenômenos de transformação ocorridos na trajetória dos ex-funcionários da VARIG, tanto os aposentados quanto os que ainda estavam na ativa quando do fechamento da empresa, atingindo sistemas de representações e relações anteriormente construídas. Trata-se de um caso paradigmático na história da aviação civil no país. Seguindo a metodologia etnográfica, foram realizadas quinze entrevistas não estruturadas e pesquisa em mídias. Argumenta-se que, diante dasnecessidades e das disputas de sentido do presente, a memória e a função fantástica do imaginário são utilizadas como ferramentas estratégicas de resistência e de transformação, sobretudo relacionadas às novas formas de sociabilidade e de organização. Por fim, analisa-se a situação contemporânea do grupo que vive “exposto à ameaça do esquecido” (Ricoeur 2007:18). Conclui-se que o esquecimento pode revelar indícios de uma interpretação vulnerável dos acontecimentos e de uma atitude ideológica geral diante da “naturalização” das perdas de direitos, inclusive trabalhistas, em curso no Estado.

Biographie de l'auteur-e

Madhiana Valéria Almeida Rodrigues, Universidade Federal de Roraima

Professora Adjunta do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE – Doutorado Interinstitucional (DINTER/UFRR/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFRR. Graduada em Psicologia, com Licenciatura e Bacharelado na mesma área, Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, fez Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. É líder do Grupo de Pesquisa: Etnografias Contemporâneas: Memória, Identidade e Urbanidades (Cnpq). Possuí experiência na área de Antropologia Urbana, Etnografias do Capitalismo e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Representação, Memória, Gênero. Realizou pesquisas nas áreas das organizações, da infância e adolescência, e gênero. Atualmente o interesse ramifica-se pelos indígenas no contexto urbano, migração, mineração/garimpagem, representações e configurações socioculturais em zona fronteiriça.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-10

Numéro

Rubrique

Dossier