Problemas Ontológicos da Filosofia da Tecnologia: natural e artificial na ética ambiental de Holmes Rolston III

Authors

  • Letícia Lenzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.4384

Keywords:

Filosofia da Tecnologia, Ontologia, Ética Ambiental, Holmes Rolston III.

Abstract

A necessidade de se pensar a tecnologia é cada vez maior não apenas pela evidente relação das novas tecnologias com sérias questões de ordem ética que reclamam deliberação, mas principalmente porque a tecnologia influencia quase todos os âmbitos da nossa existência seja para permitir, melhorar ou facilitar a vida, seja para a produção sistemática de supérfluos que a ameaça. Neste artigo evidenciam-se questões ontológicas relativas ao conceito de natural e artificial no pensamento do filósofo ambientalista Holmes Rolston III, nome influente na construção de uma nova ética que promove o respeito pelo valor intrínseco da vida, considerando outras formas de vida como igualmente merecedoras de consideração moral.  As concepções ontológicas elucidadas por este autor nos permitem esclarecer algumas de suas propostas políticas que preconizam um efetivo gerenciamento da Terra, tendo em vista maneiras de conservar e criar espaços aonde o ser humano possa respeitar os ciclos naturais, ao mesmo tempo em que permite a criação de domínios de síntese, de interação equilibrada entre a esfera da cultura e a da natureza.  

Author Biography

Letícia Lenzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente cursa doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina e é professora efetiva de Filosofia no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

References

BRAIDA, Celso. Ensaios ontológicos. Florianópolis: Rocca Brayde, 2011.

BRAIDA, Celso. Entidades, objetidades e formalidades. Florianópolis, 2011

BUNGE, Mario. Seudociencia e ideologia. Madri. Alianza, 1985.

CUPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico. Scientia Studia. São Paulo, v. 2, n 4, p. 493-518, 2004.

MITCHAM, Carl. Thinking through technology: the path between engineering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

ROLSTON. Holmes. Environmental Ethics: Values in and Duties to the Natural World. In.: BORMANN, F.; Herbert, KELLERT, Stephen R. (eds). Ecology, Economics, Ethics: The Broken Circle. New Haven: Yale University Press, 1991, p. 73-96.

ROLSTON, Holmes. Technology versus Nature: what is natural? Disponível em,

http://www.abdn.ac.uk/philosophy/endsandmeans/vol2no2/rolston.shtml

Published

2018-03-13