POLÍTICA DE INDEXAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA PÚBLICA: PESQUISA ETNOGRÁFICA COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E PROTOCOLO VERBAL INDIVIDUAL

Authors

  • Jessica Beatriz Tolare UNESP/Marília
  • Roberta Cristina Dal´Evedove Tartarotti UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6638

Keywords:

Indexação. Política de Indexação. Bibliotecas Públicas.

Abstract

Na área de Produção e Organização da Informação, a indexação de documentos é um dos processos mais importantes no tratamento da informação documentária. Como forma de contribuir com os estudos de política de indexação em bibliotecas públicas, considerando o contexto de produção e organização da informação e visando a compreensão dos procedimentos de indexação para que sua realização atenda às necessidades dos bibliotecários e dos usuários, o objetivo da pesquisa é investigar a existência dos procedimentos de indexação em bibliotecas públicas. Para isso, foi aplicado um questionário seguido de observação participante com Protocolo Verbal para observação do processo de catalogação e indexação na Bibliotecas Municipais das cidades de Marília, Araraquara, Campinas, no Estado de São Paulo e Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Os resultados revelaram que nenhuma das instituições possuem política de indexação registrada e sistematizada em um manual, os bibliotecários sentem dificuldades por não terem capacitação para a tarefa de indexação e os sistemas de informação automatizados utilizados para o catálogo online, quando existentes, são limitados e falhos na recuperação. Conclui-se que nas bibliotecas públicas há necessidade de aprimoramento dos métodos para a prática e qualidade da indexação mediante instrução e formação adequada aos profissionais e, sobretudo, para a elaboração de política de indexação sistematizada em manuais de procedimentos que resolva, inclusive, o problema de sistemas de informação automatizados falhos.

Author Biographies

Jessica Beatriz Tolare, UNESP/Marília

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Roberta Cristina Dal´Evedove Tartarotti, UNESP/Marília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Published

2019-02-13