COMPLEXIDADE, IDENTIDADE E INFORMAÇÃO: uma valoração da identidade social

Autores/as

  • Marcos Antonio Alves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP
  • Sílvia Helena Guttier Faria Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3401

Resumen

Neste trabalho, propomos uma valoração da identidade social a partir da noção quantitativa de informação, tal como sugerida no contexto da Teoria Matemática da Comunicação. Consideramos a sociedade como um sistema complexo, cujas invariantes, que caracterizam a sua identidade, são mantidas ou alteradas por meio dos parâmetros de ordem e de controle. Inicialmente, expomos uma concepção de sistema e de sistema complexo. Depois de explicar em que sentido consideramos uma sociedade como um sistema deste tipo, mostramos como os parâmetros de ordem e os de controle influenciam na manutenção ou alteração de hábitos sociais. Em seguida, apresentamos a nossa proposta de valoração da identidade. Expomos, em linhas gerais, a noção de informação adotada, o conceito de fonte de informação e definimos a quantidade de informação em uma fonte. Introduzimos uma associação entre uma fonte e uma sociedade, a partir da qual construímos nossa proposta. Para finalizar, apresentamos alguns resultados e observações sobre a ideia de uma valoração da identidade e da própria concepção de identidade social.                                                                                 

Publicado

2016-07-05