COMPLEXIDADE, IDENTIDADE E INFORMAÇÃO: uma valoração da identidade social
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3401Resumen
Neste trabalho, propomos uma valoração da identidade social a partir da noção quantitativa de informação, tal como sugerida no contexto da Teoria Matemática da Comunicação. Consideramos a sociedade como um sistema complexo, cujas invariantes, que caracterizam a sua identidade, são mantidas ou alteradas por meio dos parâmetros de ordem e de controle. Inicialmente, expomos uma concepção de sistema e de sistema complexo. Depois de explicar em que sentido consideramos uma sociedade como um sistema deste tipo, mostramos como os parâmetros de ordem e os de controle influenciam na manutenção ou alteração de hábitos sociais. Em seguida, apresentamos a nossa proposta de valoração da identidade. Expomos, em linhas gerais, a noção de informação adotada, o conceito de fonte de informação e definimos a quantidade de informação em uma fonte. Introduzimos uma associação entre uma fonte e uma sociedade, a partir da qual construímos nossa proposta. Para finalizar, apresentamos alguns resultados e observações sobre a ideia de uma valoração da identidade e da própria concepção de identidade social.Descargas
Publicado
2016-07-05
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.