MODELANDO O MONISMO DE TRIPLO ASPECTO EM UM ESPAÇO DE ESTADOS COM DIMENSÕES FRACIONÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3411Palabras clave:
Sistemas complexos. Sistemas dinâmicos. Energia. Matéria. Informação. Consciência.Resumen
A ontologia é uma disciplina filosófica que procura compreender os princípios subjacentes à organização da realidade. Além dos recursos conceituais tradicionais, uma teoria ontológica pode ser construída com o auxílio de ferramentas oriundas de contextos interdisciplinares. Neste estudo, utilizamos a Teoria de Sistemas e a ferramenta Espaço de Estados para modelar a ontologia do Monismo de Triplo Aspecto, teoria filosófica que entende a realidade como exaustivamente descritível em três aspectos superpostos: 1) Matéria/Energia, 2) Forma/Informação e 3) Sentimento/Consciência. Considerando a hipótese naturalista de que as dimensões adicionais necessárias para representar o segundo e terceiro aspectos estão aninhadas no espaço-tempo quadridimensional formatado pelo primeiro aspecto, utilizamos o conceito de dimensão fracionária para representar o espaço de estados N-dimensional da realidade em uma versão compacta, assim evitando a “inflação dimensional” que se tornou comum nas cosmologias contemporâneas.Descargas
Publicado
2016-07-05
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.