LIBERDADE E EMANCIPAÇÃO ESTÉTICA EM GIANNI VATTIMO
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i2.3797Palabras clave:
Liberdade. Emancipação Estética. (Re)conhecimento. Desenraizamento.Resumen
Mostra algumas da principais considerações de Gianni Vattimo à noção de liberdade e emancipação estética nas sociedades da Era Pós-Moderna. Tal análise é desenvolvida pelo filósofo na Sociedade Transparente que teve a primeira publicação em 1992. Diante das sociedades pós-modernas, caracterizadas pelo profícuo desenvolvimento dos meios de comunicação em massa, Vattimo desenvolve um projeto intelectual, que tem em suas bases analíticas, a influência de importantes nomes da filosofia. Para fundamentar sua proposta filosófica, Vattimo discerne sobre o encontro das múltiplas culturas e subculturas no âmbito midiático. A proliferação de documentários e imagens que manifestam e divulgam, globalmente, na forma de meta-dados, as múltiplas cosmovisões no sistema media, possibilita o (re)conhecimento das infindas maneiras de estar no mundo. É nesse encontro dos múltiplos dialetos que há a possibilidade de liberdade e emancipação estética, se e somente se, a racionalidade e os conjuntos culturais forem desenraizados pelas dinâmicas telemáticas dos pressupostos locais. Nesse contexto, as diversas expressões de vida, as infindas imagens culturais dos inúmeros povos do planeta e a variedade de dialetos que, oscilam na rede informacional na forma de notícias, documentários ou relatos, evidencia a impossibilidade de fundamentação de um belo universal.Citas
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahhar, 2006.
REALE, Giovanni; ANTISIERI, Daria. História da Filosofia. De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo, SP: Paulus, 2005. (Coleção História da Filosofia, 6).
VATTIMO, Gianni. A Sociedade Transparente. Tradução de Houssein Shooja e Asabel Santos. Lisboa, Portugal: Antropos, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.