FILOSOFIA DA TECNOLOGIA: UMA NOVA ÁREA DE INTERESSE DE ESTUDO DA FILOSOFIA

Autores/as

  • Geraldo das Dôres de Armendane Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Adenilson Felipe Sousa Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i2.3980

Palabras clave:

Filosofia da Tecnologia. Racionalidade Tecnológica. Determinismo Tecnológico. Autonomia Tecnológica.

Resumen

A civilização contemporânea é tecnológica par excellence. Embora a questão da tecnologia seja objeto de interesse da filosofia deste os antigos gregos, foi somente a partir da fundação da Sociedade para a Filosofia da Tecnologia (SPT), em 1976, nos Estados Unidos, é que a questão da tecnologia ocupou o seu lugar no centro do debate filosófico contemporâneo e se desponta como uma nova disciplina de estudo da filosofia. Este artigo discute os principais temas da disciplina filosofia da tecnologia, a saber, origem e evolução do conceito filosófico da tecnologia; racionalidade tecnológica e racionalidade prática; determinismo tecnológico e autonomia tecnológica; os movimentos antitecnológicos na sociedade contemporânea; as reflexões sobre as consequências e implicações da ausência da tecnologia para a vida humana nos dias atuais.

Biografía del autor/a

Geraldo das Dôres de Armendane, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Adenilson Felipe Sousa Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Química pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Citas

CUPANI, A. Filosofia da Tecnologia. In: Revista Filosofia, nº 63, Set/2011, p. 14-23. São Paulo: Editora Escala, 2011.

_____. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Disponível em: <http://www.ifcs.ufrj.br/~cehc/Artigos/alberto%20cupani/atecnologiacomoproblemafilosofico.pdf>. Acesso em: 02 Abr 2012.

DOMINGOS, I. Ética, Ciência e Tecnologia. Kriterion, nº 109, jun/2004, p. 159-154.

DUSEK, V. Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009.

FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia?. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/oquee.htm>. Acesso em: 05 Fev. 2012.

GRINSPUN, M.P.S. “Educação Tecnológica”. In: GRINSPUN, M.P.S (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MORAIS, J P.P A Ideologia da Racionalidade Tecnológica Interferindo nas Diversas Dimensões da Vida do Indivíduo. Acadêmica do curso de psicologia da UFMS. Disponível em:<http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/pdf/trab_completo_79.pdf> Acesso em: 01 Abr. 2012.

PEREIRA, V. A. Marshall McLuhan, o conceito de determinismo tecnológico e os estudos dos meios de comunicação contemporâneos. UNI revista, Vol. 1, n° 3, jun, 2006. Disponível em:<http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_VAndrade.PDF> Acesso em: 01 Abr 2012 .

RODRIGUES, A.M.M. “Por uma filosofia da tecnologia”. In: GRISNPUN, M.P.S (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TEIXEIRA, J.F. A liberdade é azul. In: Revista Filosofia, nº 59, Mai/2011, p. 14-21. São Paulo: Editora Escala, 2011.

Publicado

2017-04-20