A VIOLÊNCIA POLICIAL EM PÁGINAS DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS: IMPACTOS DAS NOTÍCIAS FALSAS NA OPINIÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6624Palabras clave:
Notícias Falsas. Redes Sociais Virtuais. Violência Policial.Resumen
A ascensão da internet, sobretudo das redes sociais virtuais, representa um marco da história moderna, modificando e reestruturando padrões de sociabilidade. Dentro das supracitadas redes sociais, observa-se uma preocupação por parte dos pesquisadores das humanidades sobre a propagação de notícias falsas, por conta da rápida disseminação em massa possibilitada pela internet. Neste contexto, o presente artigo explora esta discussão a partir da pesquisa “Construção social da realidade a partir das páginas ‘Apoio policial’ e ‘Eu nasci pra ser polícia’ no Facebook”, levantando a hipótese de existência de uma associação entre notícias falsas propagadas em páginas ligadas à atuação das polícias no Brasil com os altos índices de violência policial registrados em dados oficiais. Para tal formulação, o artigo aborda primeiramente a metodologia empregada na obtenção de informações, além da contextualização sobre a violência policial no Brasil, e posteriormente apresenta os resultados coletados na pesquisa, permitindo deste modo uma leitura da relação entre os fenômenos estudados.Descargas
Publicado
2019-02-13
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.