POSSÍVEIS IMPACTOS DE FAKE NEWS NA PERCEPÇÃO-AÇÃO COLETIVA
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6625Palabras clave:
Fake News, Percepção-Ação Coletiva, Informação, Paradigma da Complexidade, Padrão Informacional.Resumen
O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre fake news 3 , padrões informacionais e percepção-ação coletiva, a partir do paradigma da complexidade. Nesse sentido, analisamos, neste trabalho, o seguinte problema: Qual a influência da disseminação de fake news, disponíveis nos meios digitais, na percepção-ação coletiva? Argumentamos em defesa de que as hipóteses do paradigma da complexidade oferecem subsídios teóricos inovadores para a análise de temas e de problemas sobre a relação entre fake news e percepção-ação coletiva. Nosso desafio será fornecer subsídios para opressuposto de que fake news, disponíveis nos meios digitais, proporcionam a emergência de padrões informacionais coletivos que podem alterar hábitos sociais bem estabelecidos. Nosso pressuposto principal é o de que essas alterações ocorrem devido à influência negativa da manipulação de informação através de fake news nas propriedades de prospectividade, flexibilidade e coordenação emergente relativas à percepção-ação humana.Descargas
Publicado
2019-02-13
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.