A CONCEPÇÃO DE MENTE EM JOHN SEARLE
DOI :
https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i2.3753Mots-clés :
John Searle. Mente. ConsciênciaRésumé
John Searle considera que a mente existe realmente; que é uma característica do cérebro; que os estados mentais são causados pelo cérebro e têm lugar nele; que a maioria dos estados mentais são intencionais intrinsecamente; que são subjetivos e qualitativos, o que dificulta o seu estudo de um ponto de vista externo. Searle acredita que a consciência é um produto da evolução, produzida em cérebros altamente evoluídos, como uma vantagem evolutiva que possibilita a flexibilidade e criatividade nas ações. A mente ou a consciência é uma característica exclusiva de alguns sistemas biológicos dotados de sistemas nervosos complexos.Références
BLACKBURN, S. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
COTTINGHAM, J. Dicionário Descartes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
CHURCHLAND, P. M. Matéria e Consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Unesp, 2004. 286p.
LYCAN, W.G. Filosofia da mente. In: BUNNIN, N. e TSUI-JAMES, E.P. (org) Compêndio de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2002.
SEARLE, J. R. A Redescoberta da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_________. Intencionalidade, São Paulo: Martins Fontes, 1995.
_________. Mentes, Cérebros e Programas. In: TEIXEIRA, J. F. Cérebros, Máquinas e Consciência: uma introdução á filosofia da mente. São Carlos: EDUFSCar, 1996.
_________. O Mistério da Consciência. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
_________. Mente, Cérebro e Ciência. Lisboa: Edições 70, 1984.
TEIXEIRA, J.F. Mente, Cérebro e Cognição. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.