BIG DATA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS MEDIANTE A TEORIA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6633Palavras-chave:
Big Data. Ética. Inteligência Artificial. Teoria Crítica.Resumo
O estudo objetiva refletir sobre o Big Data e a Inteligência Artificial a partir de aspectos éticos e legais à luz da Teoria Crítica. Delimitou-se como objetivos específicos: i) recuperar material documental com aderência à proposta temática deste trabalho e ii) observar possíveis relações entre ética, legislação e Teoria Crítica no âmbito do Big Data e Inteligência Artificial. Levou-se em consideração a construção de uma pesquisa exploratória, de cunho teórico e de natureza qualiquantitativa e o uso das técnicas de bibliometria e close reading. Obteve-se como resultado que: i) a comunidade científica deve continuar trabalhando de maneira crítica as abordagens que se relacionam com universo Big Data e IA, almejando explorar suas potencialidades e transformar seu uso em algo benéfico, ético, legal e consciente frente às necessidades humanas de tomadas de decisão e ii) o Big Data e IA merecem discussões cada vez mais abrangentes em termos de sociedade e que envolvam, sobretudo, as redes sociais virtuais, dadas as fragilidades legislativas nesse campo que abrem margem à violação dos aspectos não apenas éticos e legais, bem como humanos.Downloads
Publicado
2019-02-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.