A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS COMO AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS BRASILEIRAS DE CRIANÇAS NEGRAS EM BELÉM DO PARÁ
DOI :
https://doi.org/10.18542/cs.v1i1.3898Résumé
Os objetivos deste artigo são relatar a experiência em produção de livros didáticos, dos autores acima e cumprir as exigências de modelo do “II Seminário sobre Cotas na UFPA”, essa experiência é a tentativa de responder a uma constatação feita pelo artigo em questão, que apontou a inexistência de livros didáticos que tratassem da temática do negro, em especial da criança negra, como ferramenta educativa, que cuide da educação, da aprendizagem, do silêncio e do combate a invisibilidade e ao racismo, os livros escritos e apresentados pelo autores abrangem aspectos educacionais e sociológicos, como: escola, família, trabalho, vida e o professor, as nossas referências são de alguns marcos regulatórios e autores especializados: Diretrizes e Base da Educação Nacional (2011), Diretrizes Curriculares a Lei 10.639/03 (2004) e Lei 11.645/08, Conceição (2003/2013), Cavelleiro (2003), Guimarães (2008) e Reinaldo Guimarães (2013). Os procedimentos metodológicos são dados bibliográficos, documentais, das experiências práticas de produção de livros e a atualização da literatura especializada, os resultados são: “ação afirmativa como limites das políticas universalistas” e “ações afirmativas compulsórias”, compreensão e contribuições dos especialistas para o desenvolvimento, melhoramento e continuidade, que as críticas nos estimulem ao crescimento, a relevância social e científica, contribua com a superação do racismo em Belém, na Amazônia e no Brasil.Références
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