PET INTERDISCIPLINAR CONEXÕES DE SABERES: A TROCA DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS.

Auteurs-es

  • Jesus Costa
  • Thaís Pimentel
  • Maria José Rosário

DOI :

https://doi.org/10.18542/cs.v1i1.3903

Résumé

No presente trabalho apresentaremos o recorte histórico das ações e resultados das atividades desenvolvidas pelo “Programa de Educação Tutorial – PET Interdisciplinar Conexões de Saberes: novo diálogo entre a UFPA e as Comunidades Populares” no período de 2010 até 2013 na Educação Básica, realizado na Escola Dr. Celso Malcher, localizada no bairro da Terra-Firme em Belém-Pa. O programa executa dois projetos de intervenção, sendo um o “Circuito de Leitura: lendo para ser feliz”, que tem como objetivo aguçar nos educandos do fundamental II o prazer pela leitura e o outro “Conectando saberes” que buscar discutir os temas: Juventude e Educação; Ações Afirmativas; Direitos humanos e Acesso Permanência no Ensino superior Público que é realizado com os estudantes do Ensino Médio, além de tentar incentivar esse jovem a ingressar na Universidade Pública. Também será apresentada a metodologia utilizada no decorrer do trabalho e a conclusão.

Références

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 29.

Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016.. Página 36

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394. Disponível em:<http://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e- atualizada#ixzz3CpFp9kFI>. Acesso em 09 de setembro de 2014.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Manual de Orientações Básicas – PET/2002 Portal MEC. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&Itemid=480> Acesso em, 28 de maio de 2014.

ROSÁRIO, Maria J. A. Circuito de Leitura: lendo para ser feliz. Relatório Parcial de pesquisa e extensão. FAED/ICED/PROEX/UFUFPA, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-31