O presente trabalho tem por objeto a analise dos direitos humanos, primeiramente a partir de um viés analítico da contemporaneidade, e posteriormente, trazendo a perspectiva da teoria critica dos direitos humanos. Para auxiliar neste desiderato, utiliza-se de um recurso literário-cinematográfico, a análise e contribuição do filme as crônicas de Nárnia: a viagem do peregrino da alvorada, no sentido de utilizar (de forma ilustrativa) alguns elementos do filme (e sua metáfora) para realizar uma abordagem e reflexão da realidade em que se encontram os direitos humanos na modernidade ocidental. Caracterizando-se a o período atual como a viagem (transição paradigmática) para a alvorada dos direitos humanos, e o paradigma da pós-modernidade e a sociabilidade multicultural e cidadã. Para isso se precisa resgatar, nessa viagem da transição paradigmática, os sete fidalgos (principiológicos) do novíssimo paradigma de sociabilidade, perdidos no espaço-tempo da modernidade feiticeira. Utiliza-se de método eminentemente bibliográfico, a partir de um referencial teórico da teoria critica dos direitos humanos e seu aporte hermenêutico reflexivo insurgente.Palavras-chaves: direitos humanos; modernidade; teoria crítica.