Sobre o Portal

          O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará (Periódicos UFPA) é uma iniciativa da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição. O projeto foi iniciado em 2008 com estudos que verificaram a viabilidade de se implantar um canal de apoio à publicação de revistas cientificas de boa qualidade, produzidas por diferentes atores que integram a comunidade acadêmica da instituição, com destaque para os Programas de Pós-Graduação que alcançaram um estágio de maturidade científica e liderança nacional em suas áreas de atuação.
         O Portal está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPA como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, visando à melhoria da qualidade de vida. O Portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), uma ferramenta de gestão e publicação de revistas eletrônicas. O OJS utilizado pelo Portal foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).

1. OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
          Dotar a UFPA de um sistema de publicação eletrônica de revistas científicas de boa qualidade, visibilidade externa e reconhecimento da comunidade científica nacional.

1.2 Objetivos Específicos
a) Apoiar os grupos de pesquisa consolidados, responsáveis pela publicação de revistas científicas de boa qualidade, no processo de gestão editorial e suporte técnico para a publicação eletrônica das revistas;
b) Garantir o armazenamento, sustentabilidade e segurança dos dados das revistas eletrônicas de boa qualidade publicadas por grupos acadêmicos da UFPA;
c) Apoiar a inclusão das revistas em repositórios, portais, diretórios e bases de dados importantes para as respectivas áreas de conhecimento.

2. A GESTÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFPA

O Portal de Periódicos da UFPA terá um Comitê Gestor e uma Coordenação Geral.

2.1 O Comitê Gestor
          Caberá ao Comitê Gestor do Portal fixar as políticas que orientarão o funcionamento do mesmo. O Comitê Gestor do Portal de Periódicos terá como membros natos, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Presidente do Comitê Gestor, o Diretor de Pesquisa da PROPESP, Coordenador Geral do Portal. Compõem o Comitê como membros convidados, três docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas de conhecimento e um representante dos Editores das revistas integradas ao Portal. Os membros convidados do Comitê Gestor terão mandato de 4 anos, que poderá ser renovado por igual período. Para o período 2017-2021, estão convidados, como representantes dos Programas de Pós-Graduação.

São atribuições do Comitê Gestor:
a) aprovar a Política de Gestão do Portal de Periódicos da UFPA.
b) aprovar a inclusão de revistas no Portal de Periódicos da UFPA.
c) aprovar a exclusão de revistas no Portal de Periódicos da UFPA.
d) sugerir medidas para o incremento do Portal e captação de recursos para o seu funcionamento.
e) propor diretrizes de funcionamento do portal de periódicos e supervisionar suas atividades.
f) definir e revisar, sempre que necessário, os critérios a serem observados para a inclusão e manutenção de revistas no Portal.
g) designar comissões para analisar situações não previstas nas diretrizes presentes.


2.2 A Coordenação Geral

          A coordenação geral do Portal de Periódico da UFPA será exercida pelo Diretor de Pesquisa da PROPESP.

São atribuições da Coordenação Geral:
a)Gerenciar o Portal de Periódicos.
b)Executar as políticas definidas pelo Comitê Gestor.
c)Tratar diretamente com os editores e demais responsáveis por cada revista sobre o cumprimento dos
critérios de qualidade para publicação no Portal.
d)Preparar os processos de avaliação de novos títulos para aprovação do Comitê Gestor.
h)Apresentar relatórios periódicos ao Comitê Gestor para subsidiar o aprimoramento das políticas e critérios de qualidade do Portal.
i)Obs.: O Coordenador Geral poderá dispor de assessoria ad hoc para avaliação técnica e de mérito nos processos de avaliação das revistas.

3. Gestão de Tecnologia da Informação (TI)
          Cabe ao Gestor de Tecnologia da Informação assessorar a Coordenação Geral no suporte técnico necessário ao adequado funcionamento do Portal. O Gestor de Tecnologia da Informação reportar-se-á diretamente ao Coordenador Geral do Portal e, quando solicitado, aos membros do Comitê Gestor. São atribuições do Gestor de Tecnologia da Informação:

a) assessorar o Coordenador Geral do Portal naquilo que este demandar com respeito à infraestrutura de informática para o funcionamento do Portal.
b) orientar sobre aspectos técnicos da publicação das revistas, quando solicitado por editores e autorizado pelo Coordenador Geral do Portal.
c) cuidar da manutenção, aprimoramento, customização, adequação, planejamento e execução de engenharia de software quando necessárias modificações estruturais nos sistemas adotados para o funcionamento do Portal.
d) oferecer, quando solicitado pelo Coordenador Geral, treinamento aos editores e responsáveis por periódicos quanto ao uso adequado do SEER.
e) informar o Coordenador Geral sobre as condições técnicas necessárias para a segurança, sustentabilidade e eficiência dos periódicos no portal.
f) atender outras demandas de computação que venham a ser requeridas para o bom funcionamento das atividades do Portal.
g) apresentar relatórios periódicos ao Coordenador Geral.


          As modificações técnicas implementadas no Portal de Periódicos da UFPA poderão ser enviadas, a critério do Comitê Gestor do Portal, para a entidade organizadora do OJS, de modo a contribuir para o aprimoramento do sistema.
          No momento, a Gestão de Tecnologia da Informação está sob a responsabilidade de Luciléia Rosa da Silva, Técnica de Sistema de Informação (UFPA).