Sobre a Revista

Foco e Escopo

Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É um periódico de circulação nacional, com classificação B2 no índice Qualis da CAPES, que traz ao público, desde 1993, produções científicas de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Trata-se de um periódico semestral, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários.

A revista publica artigos científicos vinculados às diversas linhas de pesquisa das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, que sejam fruto de um processo de produção de conhecimento pautado em diretrizes teóricas e metodológicas coerentes.

Aceitamos artigos de: a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em co-autoria com doutores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação na revista são avaliados anonimamente por dois pareceristas membros do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Em casos de discrepâncias, o artigo é avaliado por um terceiro parecerista. Somente os trabalhos aprovados pelos pareceristas, e ratificados pela Comissão Editorial, são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, tenham sido atendidas pelo autor.

A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusivamente dos autores. Ficam concedidos à Revista Moara todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico ou sua tradução para outro idioma, exceto se a permissão for concedida pela Comissão Editorial da Moara.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

História da Moara

A primeira edição da Revista Moara aconteceu em 1993.Na apresentação, a professora Socorro Simões explicava o sentido do nome da revista: "O que vem à luz? O que ajuda a nascer? O que promove a luz? Pretendemos desta maneira, que cada número de MOARA seja a materialização do significado de seu título. É dessa luz que dirá MOARA.Uma luz que precisa se fazer conhecer, para se tornar conhecida."
Moara é uma revista semestral e até o número 35 seu formato era impresso. Em 2011, migrou para a plataforma Seer e passou a ser exclusivamente digital. No primeiro semestre de 2016, todas as edições da revista forma digitalizadas e já estão disponíveis para consulta.

O principal objetivo da Moara é funcionar como um importante canal de divulgação científica na região amazônica, colocando em circulação artigos de pesquisadores, professores e alunos cujos artigos tomem a linguagem, em suas múltiplas dimensões e articulações.