Instituição da disciplina português e constituição do professor de português: implicações teóricas e políticas

Autores

  • Nilsa Brito Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i36.1108

Resumo

Nosso objetivo, neste texto, é discutir sobre as implicações políticas e teóricas que a instituição de objetos circunscritos à disciplina Português, ao longo de sua história no Brasil, traz para os sentidos da identidade do professor de língua materna. Com esta reflexão, procuramos situar a identidade deste profissional num contexto mais amplo dos processos de formação docente, processos que não se desconectam de projetos de sociedade e, por conseguinte, de universidade. Nossa atenção se volta, portanto, para o predomínio de um ou outro objeto desta disciplina em diferentes momentos históricos e políticos do país, assim como para a identidade de professor de Português subjacente a esse movimento, com o argumento de que não só o contexto interno produz mudanças na disciplina: as reconfigurações que uma disciplina sofre são também compatíveis com movimentos ocorridos na sociedade. Assim, a pergunta pelas mudanças de percurso do Português como disciplina, na redefinição de seus objetos, objetivos e métodos, vem acompanhada de uma reflexão que considera os elementos constitutivos da disciplina Português como construtos históricos que fazem parte da organização do conhecimento orientada pelo modo como a língua significa em cada momento histórico.

Biografia do Autor

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem / Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Saberes na Amazônia (campus de Bragança) e Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (campus de Marabá). Marabá – PA – Brasil.

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Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)