A formação continuada do docente de língua portuguesa e o programa GESTAR II: da proposta oficial às necessidades do professor

Autores

  • Rute Almeida e Silva Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso
  • Maria Rosa Petroni Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i36.1109

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) concebem a escrita como prática discursiva, vinculada a usos e funções sociais, admitindo um ensino-aprendizagem mais significativo e contextualizado, centrado no desenvolvimento de competências/capacidades linguístico-discursivas do aluno. Visam, ainda, à formação de produtores de textos competentes, capazes de elaborar escritas adequadas a cada situação sociocomunicativa. Cabe à escola a responsabilidade por tal ensino, garantindo-o ao aluno. As propostas oficiais de formação docente continuada, dentre as quais se destaca o GESTAR II – programa de formação continuada em serviço, destinado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – deve(ria)m fornecer ao docente essa fundamentação teórica. Considerando-se sua abrangência e aceitação, propomo-nos a analisar, em parte desse material, como dialogam as orientações teóricas e as propostas de produção escrita para professores e alunos. Nossa discussão sustenta-se na postura reflexiva e crítica da formação docente, assim como na concepção de língua(gem) e ensino-aprendizagem de escrita em perspectiva enunciativo-discursiva.

Biografia do Autor

Rute Almeida e Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Mestrado em Estudos de Linguagem; professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). Cuiabá – MT – Brasil.

Maria Rosa Petroni, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Linguística; docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Departamento de Letras, Instituto de Linguagens, Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem. Cuiabá – MT – Brasil.

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Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)