O ensino e a aprendizagem da língua inglesa como segunda língua: o processamento do input
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v1i36.1111Resumo
O ensino da língua inglesa precisa levar em conta as etapas pelas quais passam os estudantes na construção da interlíngua, processo este articulado por um professor que individualiza a situação de ensino, atendendo àquilo que o aprendiz produz e é capaz de compreender a partir do input nos diferentes níveis de proficiência. O objetivo principal deste trabalho é verificar como 18 aprendizes de inglês como segunda língua, em três níveis de proficiência (Básico, Intermediário e Avançado), processam a relação entre significado, forma e saliência perceptual dos tempos Present Progressive e Simple Present a partir de um Teste de Preferência envolvendo 32 questões de múltipla escolha. Propõe-se refletir acerca das implicações pedagógicas desses resultados, pois eles revelam que detalhes da forma com pouco valor semântico não são percebidos pelos aprendizes no início da aquisição. Fighera (2007), VanPatten (1990, 1996, 1998, 2002, 2004), Ellis (1993, 1997, 1998) e Schmidt (1990, 1995) dão sustentação teórica a este estudo.Downloads
Publicado
2013-04-02
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)