O ensino e a aprendizagem da língua inglesa como segunda língua: o processamento do input

Autores

  • Adriana Claudia Martins Fighera Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i36.1111

Resumo

O ensino da língua inglesa precisa levar em conta as etapas pelas quais passam os estudantes na construção da interlíngua, processo este articulado por um professor que individualiza a situação de ensino, atendendo àquilo que o aprendiz produz e é capaz de compreender a partir do input nos diferentes níveis de proficiência. O objetivo principal deste trabalho é verificar como 18 aprendizes de inglês como segunda língua, em três níveis de proficiência (Básico, Intermediário e Avançado), processam a relação entre significado, forma e saliência perceptual dos tempos Present Progressive e Simple Present a partir de um Teste de Preferência envolvendo 32 questões de múltipla escolha. Propõe-se refletir acerca das implicações pedagógicas desses resultados, pois eles revelam que detalhes da forma com pouco valor semântico não são percebidos pelos aprendizes no início da aquisição. Fighera (2007), VanPatten (1990, 1996, 1998, 2002, 2004), Ellis (1993, 1997, 1998) e Schmidt (1990, 1995) dão sustentação teórica a este estudo.

Biografia do Autor

Adriana Claudia Martins Fighera, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria – RS – Brasil.

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Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)