Ethos discursivo e sentidos sobre trabalho no samba

Autores

  • Marília Giselda Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i38.1274

Resumo

A proposta deste artigo é indagar quais sentidos sobre trabalho e trabalhador a música popular brasileira, mais precisamente o samba, faz circular. Analisamos o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 1997, 2005, 2008a) em letras de canções compostas em três momentos diferentes da história do país, em que a temática do trabalho está presente: “O bonde de São Januário”, de 1940, de Ataulfo Alves e Wilson Batista, e “Eu trabalhei”, de 1941, gravada por Orlando Silva, produzidas sob a censura imposta pelo Estado Novo de Vargas; “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, sob a censura do regime militar nos anos 1970; e “Trabalhador”, de Seu Jorge, de 2007.

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Publicado

2013-08-04

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)