Heterogeneidade mostrada em propagandas eleitorais no rádio para o Plebiscito 2011

Autores

  • Flávia Marinho Lisbôa UNIFESSPA
  • Hildete Pereira dos Anjos UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i40.3285

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as propagandas eleitorais veiculadas no rádio durante o período de campanha eleitoral do plebiscito para a consulta sobre divisão do estado do Pará, ocorrido em dezembro de 2011. Para tal reflexão tomou-se como dispositivo teórico-analítico o conceito de heterogeneidade mostrada (Authier-Revuz). As análises encontram, nas marcas discursivas relacionadas a endereçamento e antecipação, categorias próprias do conceito de heterogeneidade mostrada, a escolha de determinados referentes (finanças, dimensão territorial, unidade cultural), descrição dos embates socioculturais em termos de polarização simples (sim/não) e os interlocutores descritos como sujeitos do próprio discurso, o qual redimensiona os referentes ao produzir efeitos de sentido ancorados nessa polarização.

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Publicado

2016-06-06

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)