DUALISMO E LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i28.3354Resumo
Os reflexos da crença em um hiato entre o físico e o mental – herança tanto platônica quanto cartesiana – evidencia-se na pesquisa sobre leitura através da dicotomia conceitual interpretação/ compreensão leitora. Abordagens de grande aceitação no meio acadêmico brasileiro como a da AD de linha francesa, a da Psicologia Cognitiva e a da Psicolingüística concentram-se, alternativamente, ou na interpretação ou na compreensão, deixando clara a sua presença. De um lado, as pesquisas da Psicologia Cognitiva e da Psicolingüística abordam a compreensão sem deter-se no que seja interpretação. Já os estudos da AD de linha francesa, representados neste artigo pelas idéias de Eni Orlandi, ao enfocarem a leitura, o fazem a partir do conceito de interpretação como um fenômeno que relaciona o sujeito à exterioridade – ideologia e inconsciente. Em vista disso, o presente estudo propõe-se a comparar os referidos aportes, a fim de analisar a base teórica de cada um, reiterando a necessidade de se retomar a discussão sobre internalidade/externalidade em leitura, uma vez que o cérebro é parte do mundo, da mesma forma que aquilo que ocorre dentro dele.Downloads
Publicado
2016-07-09
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)