SEM QUERER A CRÔNICA SAIU UMA INICIAÇÃO À TEORIA/ ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Autores

  • Maria Helena Rodrigues CHAVES Universidade federal do pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i28.3357

Resumo

neste estudo, propomos uma análise discursiva de um texto produzido por uma aluna de primeiro ano do ensino médio. Teremos por pressupostos a proposta bakhtiniana de teoria/ análise dialógica do discurso, segundo percepção de Brait (2006), a concepção bakhtiniana de linguagem e a leitura que Faraco (2005) faz do estudo de Bakhtin sobre as relações entre autor e personagem/ herói/ obra. Desse modo, temos o objetivo de problematizar a relação entre o autor e o seu personagem/ herói e as diversas vozes que são convocadas no discurso. Os dados foram constituídos por procedimento de natureza etnográfica, em uma escola pública da periferia de Belém/ Pará. Os alunos, uma turma de ensino médio, foram  interlocutores  em uma seqüência  de ensino do gênero “crônica”, que visava à produção de uma dissertação de mestrado. O texto que vamos analisar corresponde à produção final da aluna.

Biografia do Autor

Maria Helena Rodrigues CHAVES, Universidade federal do pará

    

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)