SEM QUERER A CRÔNICA SAIU UMA INICIAÇÃO À TEORIA/ ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i28.3357Resumo
neste estudo, propomos uma análise discursiva de um texto produzido por uma aluna de primeiro ano do ensino médio. Teremos por pressupostos a proposta bakhtiniana de teoria/ análise dialógica do discurso, segundo percepção de Brait (2006), a concepção bakhtiniana de linguagem e a leitura que Faraco (2005) faz do estudo de Bakhtin sobre as relações entre autor e personagem/ herói/ obra. Desse modo, temos o objetivo de problematizar a relação entre o autor e o seu personagem/ herói e as diversas vozes que são convocadas no discurso. Os dados foram constituídos por procedimento de natureza etnográfica, em uma escola pública da periferia de Belém/ Pará. Os alunos, uma turma de ensino médio, foram interlocutores em uma seqüência de ensino do gênero “crônica”, que visava à produção de uma dissertação de mestrado. O texto que vamos analisar corresponde à produção final da aluna.Downloads
Publicado
2016-07-09
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)