INTERAÇÕES VERBAIS E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ORAL EM CLASSES DE FLE EM MACAPÁ: UMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA

Autores

  • Ivanete Maria S. dos S. GOMES Universidade federal do pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i28.3359

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar o papel das interações verbais em classe de FLE. Partindo de reflexões teóricas fundadas na abordagem sociointeracionista do ensino de línguas em contexto escolar e apoiando-se em um corpus constituído a partir de uma pesquisa em classes de FLE de Macapá, discute-se a importância dos contextos sociais para a construção do discurso dos aprendentes de línguas. O papel do professor como mediador entre o aluno e o discurso estrangeiro é levado em conta nesse trabalho. Partindo-se da análise de alguns resultados obtidos em entrevistas com questionários e, principalmente, da análise de seis seqüências  discursivas gravadas em fitas K-7 e transcritas, procura-se mostrar a importância das trocas verbais para as aquisições linguageiras em LE.

Biografia do Autor

Ivanete Maria S. dos S. GOMES, Universidade federal do pará

                     

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)