INTERAÇÕES VERBAIS E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ORAL EM CLASSES DE FLE EM MACAPÁ: UMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i28.3359Resumo
Este artigo propõe-se a analisar o papel das interações verbais em classe de FLE. Partindo de reflexões teóricas fundadas na abordagem sociointeracionista do ensino de línguas em contexto escolar e apoiando-se em um corpus constituído a partir de uma pesquisa em classes de FLE de Macapá, discute-se a importância dos contextos sociais para a construção do discurso dos aprendentes de línguas. O papel do professor como mediador entre o aluno e o discurso estrangeiro é levado em conta nesse trabalho. Partindo-se da análise de alguns resultados obtidos em entrevistas com questionários e, principalmente, da análise de seis seqüências discursivas gravadas em fitas K-7 e transcritas, procura-se mostrar a importância das trocas verbais para as aquisições linguageiras em LE.Downloads
Publicado
2016-07-09
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)