A REFERENCIAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maria da Conceição AZEVEDO Universidade federal do pará
  • Sandoval Nonato GOMES-SANTOS (Universidade de São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3374

Resumo

A construção da referência em práticas de linguagem no ambiente escola envolve professores e alunos em atividades diferenciadas daquelas que se dão em outras práticas linguageiras. Pretendemos descrever e analisar algumas estratégias de construção da referência mobilizadas pelo professor em uma aula voltada ao estudo do emprego das formas verbais de 3‘pessoa do plural do pretérito perfeito e do futuro do presente do indicativo para uma turma da terceira série do ensino fundamental.. Com» base na noção de referenciação (KOCH; MORATO; BENTES, 2005), bem como nas noções de presentificação e topicalização do objeto de ensino (SCHNEUWLY, 2000; 2001), examinaremos de que forma determinadas estratégias de construção da referenciação operam como instrumento didático para presentificar o objeto de ensino e pontual seus elementos constitutivos. Essa análise nos auxiliará ainda na compreensão do processo  de didatização  do objeto de ensino na prática escolar.

Biografia do Autor

Maria da Conceição AZEVEDO, Universidade federal do pará

         

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)