A REFERENCIAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3374Resumo
A construção da referência em práticas de linguagem no ambiente escola envolve professores e alunos em atividades diferenciadas daquelas que se dão em outras práticas linguageiras. Pretendemos descrever e analisar algumas estratégias de construção da referência mobilizadas pelo professor em uma aula voltada ao estudo do emprego das formas verbais de 3‘pessoa do plural do pretérito perfeito e do futuro do presente do indicativo para uma turma da terceira série do ensino fundamental.. Com» base na noção de referenciação (KOCH; MORATO; BENTES, 2005), bem como nas noções de presentificação e topicalização do objeto de ensino (SCHNEUWLY, 2000; 2001), examinaremos de que forma determinadas estratégias de construção da referenciação operam como instrumento didático para presentificar o objeto de ensino e pontual seus elementos constitutivos. Essa análise nos auxiliará ainda na compreensão do processo de didatização do objeto de ensino na prática escolar.Downloads
Publicado
2016-07-09
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)