A APROPRIAÇÃO DO GÊNERO NARRATIVAS DE AVENTURAS DE VIAGEM POR ALUNOS DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Ivanilda da Conceição BATISTA (Secretaria de Estado de Educação do Pará)
  • Sandoval Nonato GOMES-SANTOS (Universidade de São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3376

Resumo

Este artigo propõe descrever e analisar o processo de apropriação do gênero textual Narrativas de Aventuras de Viagem por alunos da 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública federal de Belém-PA. O gênero em questão foi objeto de ensino em uma seqüência didática ocorrida no primeiro bimestre letivo de 2007. Na análise dos textos produzidos pelos alunos, enfocamos os modos com que eles se apropriam do gênero com base em três eixos: a) os temas privilegiados; b) a seqüência narrativa global e c) os recursos lingüísticos de construção da textualidade. Do ponto de vista teórico, o estudo ancora-se na concepção bakthiniana de linguagem, convocando ainda as contribuições dos estudos aplicados voltados para a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de gêneros discursivos na aula de língua. Centrada no processo de aprendizagem do aluno, a análise permite evidenciar os efeitos da intervenção do trabalho docente nesse processo.

Biografia do Autor

Maria Ivanilda da Conceição BATISTA, (Secretaria de Estado de Educação do Pará)

     

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)