THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE

Autores

  • Francisco José Quaresma de FIGUEIREDO (Universidade Federal de Goiás)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3379

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos sobre aprendizagem colaborativa e seus efeitos na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, serão apresentados os resultados de dois trabalhos (FIGUEIREDO, 2001 e SOUZA, 2003). O primeiro focaliza sua investigação na interação ocorrida em sala de aula durante a realização de atividades de correção com os pares. O segundo, por sua vez, investiga as interações realizadas num ambiente de telecolaboração. Esses estudos reforçam a idéia de que a interação e a colaboração contribuem para a aprendizagem de uma língua estrangeira, visto que os aprendizes, por meio dessas interações, assumem um papel mais ativo nesse processo.

Biografia do Autor

Francisco José Quaresma de FIGUEIREDO, (Universidade Federal de Goiás)

  

Downloads

Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)